ALFREDO LOPES

Vinhos e espumantes no Verão!  Entrevista com o sommelier Carlos Águiar.
A estação mais famosa e esperada pelos cariocas é o verão e para curtir a temporada com tudo o que se tem direito com os amigos e familiares, muitas pessoas organizam festas em casa para poder desfrutar de drinks sem se preocupar em sair de casa e ter que usar o carro para se deslocar.
Entrevistamos o sommelier Carlos Águiar para saber como receber bem em casa e oferecer as bebidas e drinks que mais combinam com o verão!


1-) Qual é o melhor tipo de vinho para tomar no verão?
Carlos Águiar: O melhor vinho para o verão é o que você possa degustar bem gelado para refrescar, mas o ideal são: vinhos brancos, rosés e espumantes.
2-) Por que alguns rótulos tendem a agradar mais que outros?
Carlos Águiar: Porque alguns vinhos são leves e podem ser degustados sem precisar acompanhamento de comida. Outros vinhos são considerados gastronômicos, você precisa degusta-lo comendo para que possa tirar o melhor proveito do vinho e da comida.
3-) Quais são as melhores opções de custo-benefício de vinhos para eventos no verão?
Carlos Águiar: Você pode encontrar no site da Rio Di Vino opções de até R$70,00 de rótulos nacionais ou importados. Uma boa sugestão é o Alzira Branco (R$:63,90), um português com coloração levemente citrina e aspecto límpido, aroma intenso e frutado com boa acidez.

4-) Existe alguma regra na hora de escolher vinhos para eventos?
Carlos Águiar: Antes de organizar o seu evento de verão em casa é preciso levar em consideração as seguintes informações para montar a carta de bebidas que serão servidas na data escolhida: qual será o tipo de evento (aniversário, bodas ou outro tipo de comemoração), local, horário do evento, número de pessoas que estarão presentes, faixa etária e cardápio que será oferecido.
Carlos Àguiar é sommelier, escreve para o blog Wine in Rio e é proprietário do e-commerce Rio Di Vino.
Site do Rio Di Vino: http://www.riodivino.com.br/

Fonte: Flávia Lopes - Comunica-ME