Dicas & Curiosidades

Como fazer tijolos ecológicos com resíduos

Os tijolos ecológicos podem ser vistos como os melhores amigos do ambiente, pois são produzidos a partir de uma mistura de água com solo ou qualquer outro resíduo natural e reciclável. Ele não passa pelo processo de queima e isso, consequentemente, reduz a emissão dos gases poluentes.

Atualmente, esse material é considerado um dos mais utilizados na arquitetura sustentável. A sua eficácia está relacionada com a proteção do meio ambiente, pois além de preservar as árvores, ele também evita a contaminação do ar que respiramos graças ao processo de produção.

Afinal, o que é um tijolo ecológico?

Tijolo ecológico é o modelo de tijolo produzido a partir de uma mistura de água e solo ou outros resíduos naturais e recicláveis. Para que isso se torne possível, não há a necessidade de submeter o material a um processo de queima, garantindo uma redução da emissão de gases na atmosfera.

Além disso, a sua produção pode ser iniciada de maneira simples com uma máquina de fazer tijolos, em qualquer lugar, utilizando máquinas ecológicas produtoras de tijolos. A captação do material para sua formulação também ajuda a preservar o meio ambiente, pois retira da natureza elementos que, antes, seriam descartados.

Por que ele pode ser visto como sustentável?

Os tijolos ecológicos não precisam ser queimados durante o processo de fabricação. Em outras palavras, evita a liberação de dióxido de carbono (CO2), que é uma das causas do aquecimento global quando emitido em grande quantidade na atmosfera. Sendo assim, o material ajuda a prevenir os impactos na natureza.

Além disso, esse material ecológico também pode reaproveitar resíduos que são descartados na natureza e levam anos para se decompor, como garrafas pet. Para quem está realizando uma reforma na casa, por exemplo, os restos da construção também poderão ser utilizados para essa produção, reduzindo a poluição do ambiente.

Devido à sua estética, também é possível executar projetos sem o uso de acabamentos, o que tornará a obra de tijolos ecológicos mais sustentável. Em áreas externas e, também, na cozinha, a sua utilização se faz muito presente, permitindo que o espaço ganhe uma nova formulação, bem como fique mais arejado e com a acústica adequada.

Tipos de tijolo ecológico

De uma maneira geral, é possível dizer que existem 2 tipos de tijolo ecológico: o solo-cimento e o produzido por meio de resíduos. O primeiro tem, em sua composição, a junção de água, solo e cimento. Qualquer tipo de solo é utilizado em sua composição, exceto terra preta ou algum outro material de origem orgânica.

No caso dos resíduos, é possível dizer que as possibilidades de criação são infinitas, tendo em vista que há a possibilidade de reaproveitar uma série de materiais que seriam descartados na natureza, assim como as fibras. Graças ao avanço da tecnologia, novos materiais estão sendo usados para a fabricação do tijolo.

Aproveitando resíduos para a produção do tijolo

Levando em consideração a afirmação de que resíduos podem, sim, ser utilizados na produção desse material ecológico, veja, abaixo, quais são as principais ideias para a produção dos seus tijolos:

  1. plásticos encontrados nas praias e nos oceanos;
  2. garrafas pet;
  3. restos de pneu;
  4. restos de construção.

Para que a sua produção seja levada adiante, é necessário lembrar que o método utilizado é o de compressão. Após realizar a mistura do solo com a água e o material reaproveitado, o material precisará ser moldado, prensado e compactado tanto em prensas manuais quanto em hidráulicas. Depois disso, é preciso esperar a finalização do processo de cura e secagem.

É possível utilizar o tijolo em qualquer obra?

Os tijolos ecológicos podem ser usados ​​para qualquer tipo de trabalho, seja em uma ou mais camadas. Para obras com maior pavimentação, recomenda-se a utilização de colunas de alvenarias tradicionais. Isso fará com que haja maior resistência por parte da estrutura na hora de finalizá-la.

Para desenvolver as especificações corretas em um projeto com material ecológico, é importante entender alguns detalhes que não poderão ser deixados de lado como, por exemplo, a respeito de sua vedação.

O tijolo ecológico só pode ser usado para vedação, pois não possui função estrutural. Além disso, ele pode ser encontrado de duas formas: a primeira é a forma de tijolo maciço, ideal para a construção de paredes ou balcões de tijolos aparentes, e a segunda é o modelo com 2 furos, ideal para colunas de sustentação e para acoplar a parte hidráulica ou elétrica.


Fonte: Rioemfoco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo