Seguros Promo

Paquetá está no mundo virtual e mostra que existe arte, cultura, educação ambiental e tecnologia na Ilha

A bucólica Paquetá, mapeada e introduzida no Google Street View, em 2019, através de parceria entre a Ong O Nosso Papel e o Google devido ao  trabalho  de José Felipe dos Santos Lima, coordenador da Ilha digital do projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, lança em fevereiro o evento virtual,  II Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia (FLAMATEC), comemorativo aos 12 anos de existência do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá.

O lançamento do Festival  será através do blog flamatec.nossopapel.org.br e do canal do YouTube, que reunirá atividades voltadas à literatura, saúde, música, arte e tecnologia com oficinas de poesia, contadores de história, reciclagem, workshops, mini-vídeos educacionais e exposições, configurando uma pequena mostra de trabalhos realizados  para o público infanto-juvenil da Ilha e ampliando o público para o mundo virtual. Além do blog e canal no You Tube, serão lançados dois novos sites, www.pontodeculturapaqueta.com.br e www.nossopapel.org.br.

O projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá que integra  e semeia arte, cultura, educação ambiental, tecnologia  e ciência, desenvolvido pela ONG O Nosso Papel, sob a coordenação técnica da psicóloga e arte educadora Cláudia Luna,  trabalha com  um modelo de  gestão compartilhada junto aos coordenadores, moradores da ilha,  como  Ana Claudia Casado, Cecília Fonseca e José Felipe dos Santos Lima.

A Ilha de Paquetá é considerada um excelente “ refúgio” no meio do caos da cidade, e é  também reduto de muitos artistas, poetas, escritores, músicos,  que escolheram o local para viver.

Localizada no nordeste da baía de Guanabara,  Paquetá é um bairro do município do Rio de Janeiro , e faz parte hoje do roteiro de turismo, e do circuito cultural e gastronômico da cidade.  A sensação que se dá chegando por lá, é o que tempo parou. Não tem carros particulares, buzina e insegurança. O que se vê são crianças brincando na rua, casinhas de muro baixo, lendas, histórias e muitos lugares pitorescos para belas  fotos.

Foi pensando nesse cenário, que foi desenvolvido o projeto de fotografia com crianças e jovens para formação de fotógrafos que será um dos destaques da programação do novo blog. As fotografias produzidas por crianças a partir dos dez anos de idade já geraram muitas exposições. Paisagens de Paquetá, trabalhadores da Ilha, entorno da Baía de Guanabara, entre outras e com parte das imagens foram produzidos  cartões postais.

Em tempos de pandemia, os internautas poderão conferir o protejo Andorinhas do Bem,idealizado pela Dra. Carolina Luna, presidente da ONG O Nosso Papel, que reuniu muitos amigos voluntários que confeccionaram máscaras de tecido e faceshield artesanal  para doação inicialmente em hospitais e posteriormente para outras  comunidades e Pontos de Cultura localizados no Rio de Janeiro.

ONG O Nosso Papel, que nasceu de um projeto pioneiro no Rio de Janeiro em   educação ambiental, o PVE da  PUC Rio, ampliou o  trabalho do Ponto de Cultura cujas ações já eram realizadas por moradores da Ilha através da utilização de metodologia específica para crianças com realizações de inúmeras oficinas de reutilização de materiais integradas a processos criativos. O trabalho foi ampliado e passou a promover experiência científica graças à participação da UNIRIO PROEXC Laboratório de Microbiologia das Aguas – projeto LACQUA – coordenado pela Dra. Natascha Krepsky  e UNIRIO Medicina – Programa Interconsulta coordenado pela Dra Terezinha Belmonte. Todos estarão participando da II FLAMATEC.

Fonte: Maria Alice Nunes

Seguros Promo