Sem categoria

“Cansei”: cantora Flávia Souza lança rap sobre discriminação racial e desigualdade

Mulher negra e empoderada, a multiartista Flávia Souza lançará, no dia 16 de abril, seu segundo single, intitulado “Cansei”, nas mais importantes plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music, além do Youtube. O rap autoral reforça o cansaço perante o contexto contemporâneo da herança colonial e a persistência da lógica escravista, trazendo reflexões que atravessam o cotidiano dos desfavorecidos economicamente e da população afrodescendente. “A sociedade nos coloca na posição de precisar militar o tempo todo. Isso nos desumaniza e aprisiona. Estamos cansadas e cansados de ver pessoas morrendo sufocadas, seja pelo coronavírus ou asfixiadas por policiais. Chega dessa violência contra a gente”, enfatiza.

Com versos como “rico, branco, preto e pobre somos todos humanos”, ” a cor é causa de dor” e “filho que mata pai e irmão que mata irmão”, a música retrata um panorama atual de diferenças sociais e econômicas, além de um mundo de incertezas e pouca liberdade. O lançamento de “Cansei” vem seguido do sucesso da música “Afrontosa”, lançada em fevereiro deste ano, que conta com mais de 30 mil visualizações no Youtube. Em ritmo de dancehall pop, com toques de jongo, “Afrontosa” é um grito de liberdade, autoestima e empoderamento feminino e negro.

Sobre Flávia Souza
Atriz, cantora, escritora e coreógrafa, Flávia é atuante na cena Hip Hop desde 1997. Militante, engajada e articulada com movimentos populares, suas composições propõem reflexão sobre questões raciais, de gênero, amor, diversão e diversidade. Integrou o grupo Negros por Excelência em turnês interestaduais, além de shows de abertura dos Racionais MC’s, RZO com participação de MV Bill. Fundou, em 1998, o premiado grupo de rap feminino Negresoul. Entre as influências do seu repertório, estão o soul, R&B, trap, afrobeat, jongo e maracatu, uma mistura de ritmos brasileiros nas batidas eletrônicas do Hip Hop. Tem passagem pela Cia dos Comuns, fez o espetáculo “As Festas da Tia Ciata”, o musical sobre a vida de Dona Ivone Lara e faz parte da diretoria da Frente Nacional Mulheres no Hip Hop, que busca a inserção de mulheres nesse cenário musical.

Flávia Souza é diretora da Associação Cultural Afrolaje, fundada em 2012, no Engenho de Dentro, região do Grande Méier, no Rio de Janeiro . O projeto surgiu na laje da casa de Flavia, como uma releitura da ressignificação da laje das casas de comunidades carentes do Rio de Janeiro, lugar reconhecido como um espaço de encontro de guetos e foco de resistência cultural. Através do Jongo, capoeira angola e outras manifestações de patrimônio imaterial do Brasil, o Afrolaje reúne apresentações pelo Theatro Municipal do Rio, Teatro Carlos Gomes, Circo Voador, Engenhão, Festival Madalenas em Berlim , turnê pela Itália, cerimônia no consulado da Angola, participação nas Olimpíadas 2016 e diversos shows, oficinas e cerimoniais pelo Brasil e exterior. Também recebeu variados prêmios como o Fazedores do Bem, em 2017, pelo recorde de inserções em mais de 300 escolas e Menção Honrosa Ubuntu, no teatro Carlos Gomes, em 2020.

Ficha Técnica “Cansei”
Artista e composição: Flávia Souza | Produção Musical: Fabio Broa| Capa: Flávia Souza | Foto: Natureza França | Edição e Distribuição: GRV

Lançamento “Cansei” no dia 16 de abril
Plataformas Pré-salvar: https://backl.ink/145941733

Plataformas para ouvir “Afrontosa”:
https://ps.onerpm.com/5747817207
Youtube : https://www.youtube.com/watch?v=7AEs2kK4NW8

Fonte: Rosa Andrade Agência Target

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo