Sem categoria

Grupo Afrolaje promove roda cultural de Jongo e mais uma edição do Projeto Memória Ancestral de forma gratuita

Programação online celebra a cultura afro-brasileira

Nos dias 23 e 25 de abril, o Grupo Afrolaje apresenta uma série de atividades para difundir o Jongo, dança afro-brasileira criada por africanos na diáspora. No dia 23, a partir de 19h, ao vivo, o Projeto Memória Ancestral recebe o Mestre Leandro, da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Machadinha. Já no dia 25, às 18h, acontece a tradicional roda mensal, com muita dança e percussão. O projeto Afrolaje Cultural, do PONTO DE CULTURA AFROLAJE, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Cultura Viva RJ, da SECEC Rio de Janeiro . Realização: Grupo Afrolaje. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Governo Federal. Produção FI – Produções Artísticas Culturais e Eventos.
“Este trabalho contribui para a valorização da autoestima das crianças, jovens e adultos, desmistificando a visão sobre o corpo afronegro e das culturas de matriz africana”, afirma a coreógrafa e atriz Flavia Souza que, junto com o professor Ivan Karu, coordena o Grupo Afrolaje. Com o auxílio de pesquisas de campo, encontros e debates com mestres das culturas populares de matriz afro, o grupo desenvolve o movimento, a sororidade e traz ferramentas históricas para seus integrantes e consequentemente para a sociedade.
Aberto a todos os públicos, o objetivo do projeto é resgatar, preservar e difundir a diversidade através da dança, música, percussão, apresentações e divulgação junto às escolas e espaços públicos e privados. Com a pandemia, o Grupo Afrolaje se adaptou e segue realizando, em suas redes sociais, rodas virtuais e conversas sobre o contexto histórico afro-brasileiro, fomentando a luta antirracista para uma sociedade mais equânime. “A música percussiva e as danças de matriz africana são um dos principais símbolos culturais do país. Temos uma história rica, mas pouca difundida”, analisa Flavia.
Afrolaje
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO AFROLAJE – dança música, percussão e pesquisa – foi fundada, em 2012, no Engenho de Dentro, região do Grande Méier, no Rio de Janeiro, pela coreógrafa, atriz e professora Flavia Souza, ativista cultural e pesquisadora, e pelo professor de capoeira Ivan Jr (Karu). O projeto surgiu na laje da casa de Flavia, como uma releitura da ressignificação da laje das casas de comunidades carentes do Rio de Janeiro, lugar reconhecido como um espaço de encontro de guetos e foco de resistência cultural.

Através do Jongo, capoeira angola e outras manifestações de patrimônio imaterial do Brasil, o Afrolaje reúne apresentações pelo Theatro Municipal do Rio, Teatro Carlos Gomes, Circo Voador, Engenhão, Festival Madalenas em Berlim , turnê pela Itália, cerimônia no consulado da Angola, participação nas Olimpíadas 2016 e diversos shows, oficinas e cerimoniais pelo Brasil e exterior. Também recebeu variados prêmios como o Fazedores do Bem, em 2017, pelo recorde de inserções em mais de 300 escolas e Menção Honrosa Ubuntu, no teatro Carlos Gomes, em 2020.

Memória Ancestral
Criado pelo Grupo em maio de 2020, o projeto tem como objetivo dar visibilidade e voz aos Mestres e Mestras do Jongo e demais manifestações populares afro-culturais, que tanto se dedicaram a manter a cultura popular de matriz afro viva, não só na sua comunidade, mas em todos os espaços possíveis. Através das redes sociais do Afrolaje foi possível dar continuidade ao conhecimento e proporcionar diálogos culturais à distância.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Dia 23 de abril, às 19h: Memória Ancestral com Mestre Leandro do Jongo de Machadinha

Transmissão: Facebook do Grupo Afrolaje.

Mediação: Grupo Afrolaje.

Dia 25 de abril, às 18h: Roda Afrolaje Cultural

Transmissão: Instagram do Grupo Afrolaje.

Links para acesso:
Facebook: www.facebook.com/afrolaje
Instagram: https://www.instagram.com/grupo_afrolaje
Youtube: https://www.youtube.com/c/AssociaçãoCulturalGrupoAfrolaje

Fonte: Rosa Andrade / Agência Target

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo