Saúde & Bem Estar

Faceta nos dentes: Conheça os benefícios

A odontologia é uma área de atuação que vem evoluindo a cada ano. Todos os anos novas invenções são feitas e os tratamentos são aprimorados. Entre as aplicações mais novas e inovadoras dessa área, está a faceta nos dentes.

Para isso, a tecnologia tem um papel fundamental. Durante muito tempo, os aparelhos dentários foram utilizados como principal instrumento para procedimentos odontológicos, e desempenhavam sua função de maneira bastante interessante.

Eles eram e ainda são um dos grandes responsáveis por ajudar pessoas do mundo inteiro a alcançar um sorriso mais estruturado e qualificado.

Entretanto, conforme novas ideias tecnológicas vão surgindo, é natural que novos instrumentos odontológicos sejam desenvolvidos. Um deles é justamente a faceta dentária, também conhecida como lente de contato dental.

Nesse artigo falaremos tudo sobre esse objeto que vem sendo cada vez mais utilizado em tratamentos da área da odontologia. Aqui explicaremos como ele é desenvolvido, quais são os tipos, os principais benefícios e muito mais.

O que é a faceta dentária?

A faceta dentária ou a lente de contato dental, como também é conhecido, é um instrumento que foi desenvolvido nos últimos anos para tratamentos odontológicos variados.

Muitas vezes, uma doença ou problema odontológico pode fazer com que as pessoas tenham de procurar por extração de dente valor, extraindo o dente que não tem mais solução viável.

Entretanto, a faceta dentária pode ajudar a corrigir problemas importantes e tornar esses dentes mais fortes e qualificados para se manterem ativos.

Assim como o aparelho dentário, ela pode ser utilizada para diversos problemas que acometem a vida da população, tais como:

  • Atuam em dentes trincados;
  • Eliminam os espaçamentos dos dentes;
  • Alinha a arcada dentária;
  • Elimina manchas.

Todos esses problemas que a faceta de dente ajuda a resolver são prejudiciais para a estética dos dentes e também podem prejudicar a saúde das pessoas.

Os dentes têm um papel muito importante no processo digestivo e quando eles estão enfraquecidos, a mastigação é prejudicada, dificultando a ocorrência do processo digestivo de maneira efetiva.

Os dentes também são fundamentais para a respiração e a fala. Quando eles estão desalinhados ou tortos, isso acaba prejudicando ambas as ações e também a qualidade de vida das pessoas.

Quais são os tipos de facetas dentárias?

De modo geral, existem dois tipos principais de facetas dentárias: a de resina composta ou em laminado de porcelana.

A mais comum escolhida pelos dentistas são as de laminado de porcelana, que é um instrumento bem discreto e fino, que se molda ao tamanho e coloração do dente para que não fique perceptível.

Já a resina composta é produzida a partir de um polímero construído diretamente sobre a superfície do dente.

Para garantir que os resultados com a faceta dentária sejam positivos, independente do tipo de lente e do tempo de duração do tratamento, é importante que os pacientes que utilizam a faceta tenham alguns cuidados.

Isso para que, após descobrir quanto custa restauração de dente com porcelana, esse dinheiro não seja gasto em vão.

Cuidar dos dentes é sempre importante durante toda a vida. Mas, em casos de pacientes com facetas dentárias implantadas, esses cuidados são ainda mais importantes.

Nesse sentido é fundamental manter a escovação regular, por pelo menos 3 vezes ao dia, e utilizar fio dental da forma correta após a escovação. Além disso, pode ser recomendado o uso de flúor por parte do dentista responsável.

Benefícios

Claro, para que este seja um tratamento interessante e bastante utilizado, ele precisa proporcionar certos benefícios para quemcolocar facetas nos dentes. Nesse sentido, separamos alguns dos mais importantes na sequência:

1.   Durabilidade

Apesar de ser um instrumento fino e quase que imperceptível, o que daria uma condição “fragilizada” para as facetas, as lentes de contatos possuem uma grande durabilidade.

A porcelana é um material extremamente resistente, quase tão forte como a própria estrutura dos dentes.

Quando elas são posicionadas da maneira adequada, com profissionais de qualidade e com os cuidados necessários por parte dos pacientes, estima-se que ela pode durar até 10 anos.

2.   Beleza

O tratamento com facetas dentárias se enquadra no campo de importantes procedimentos daodonto estética.

Isso significa que ela é um procedimento que trabalha a estética do dente, ajudando a tornar a aparência da arcada dentária mais bonita, transformando a beleza e a qualidade dos dentes das pessoas que optam ou que necessitam desse tipo de tratamento. Esse resultado qualificado para a estética dos dentes se dá, essencialmente, pelo brilho que ela traz, pela correção do espaçamento dos dentes, por eliminar manchas, por corrigir o esmalte dentário, entre outros pontos importantes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo