Saúde e Beleza

Qual a importância do visagismo?

O visagismo é uma nova moda no mundo da beleza, devido a sua eficiência e simplicidade em fornecer bons resultados. Até mesmo as pessoas famosas já estão adotando esse novo hábito que ganha cada vez mais adeptos.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o assunto? Continue lendo!

Qual importância do visagismo

Qual a importância do visagismo?
imagem: Canva.com

O conceito de visagismo surgiu em meados de 1937, pelo maquiador e cabeleireiro francês, Fernand Aubry. Em francês, visagisme vem da palavra “visage”, que significa “rosto”.

Com o passar do tempo, essa teoria difundiu-se ao redor do mundo todo, mas foi apenas em 2002 que a teoria começou a ganhar força. Graças ao brasileiro, Philip Hallawell, que encorpou esse conceito.

Mas, afinal, por que o visagismo é importante? Bem, é um fato que a beleza está ligada direto a autoestima e confiança de uma pessoa, pois quando alguém não se sente bem consigo mesma, ela tende a duvidar de seu potencial e ser negativa.

Enquanto uma pessoa que está de bem com sua aparência, ela é mais segura, vigorosa e até mesmo mais saudável. Por isso que o visagismo é importante para melhorar não só a autoestima e confiança de uma pessoa, mas como também a sua qualidade de vida e bem-estar.

O que é visagismo?

De forma básica, o visagismo trata-se de um conjunto de técnicas com o objetivo de valorizar a beleza de um rosto, tais como:

  • Maquiagem;
  • Corte de cabelo;
  • Cor do cabelo;
  • Design de sobrancelhas;
  • Entre outros.

Mas, não é tão simples assim, pois é feito um estudo das características, tanto físicas quanto psicológicas, de uma pessoa. Afinal, não basta apenas encontrar o melhor visual que combine com suas feições, é preciso que tenha a ver com quem você é.

Hoje em dia, muito se fala sobre os padrões de beleza, na maioria das vezes inalcançáveis. A mídia vende uma aparência artificial cujo único meio de se atingir é através de intervenções cirúrgicas.

Mas, nem sempre esses padrões se encaixam para todo mundo. É comum que alguém faça algum corte de cabelo que depois se arrepende, o mesmo também vale para cirurgias plásticas.

Nem sempre o que gostamos, é o que combina conosco, embora seja normal ter o hábito de replicar aquilo que nos inspira. Mas, quando o assunto é a aparência, é preciso tomar cuidado para que não sofra com distúrbios de imagem.

Por isso mesmo que o trabalho do visagista é fazer um estudo minucioso sobre a identidade da pessoa e a ideia que ela deseja transmitir. A soma desses elementos, com a avaliação de sua aparência física, é o conceito do visagismo.

Veja logo abaixo quais são alguns dos principais benefícios do visagismo!

1. Rosto mais harmônico:

A maioria das pessoas acreditam que para obter um rosto mais harmônico, e preciso fazer alguma cirurgia plástica. Porém, essa ideia está equivocada, uma vez que simples mudanças, como o corte de cabelo, pode deixar o rosto mais harmônico e bonito.

Por isso que o visagismo é importante, sem levar em conta esse conceito, a pessoa pode deixar suas feições sem equilíbrio. Mas, com técnicas que buscam entender a personalidade da pessoa, é possível obter então feições mais harmônicas e simétricas.

A boa notícia é que não será preciso recorrer aos métodos invasivos das cirurgias plásticas que, às vezes, não saem conforme o esperado.

2. Melhora a autoestima:

Como dito acima, a autoestima, ou falta dela, pode exercer uma grande influência em diversos setores da vida, como pessoal, social e até mesmo profissional. Uma pessoa confiante e segura de si mesma, tende a alcançar os seus objetivos de forma mais fácil.

O visagismo, por sua vez, ajuda uma pessoa a melhorar a sua autoestima, começando pelo interior até o exterior. Assim, é possível melhorar várias áreas de sua vida que antes eram afetadas por esse motivo.

E, como resultado, é possível obter uma qualidade de vida melhor, mais saudável e feliz.

3. Ajuda a construir sua imagem pessoal:

Você quer causar uma boa primeira impressão? Então o visagismo é uma boa opção para ajudá-lo! Leva apenas cerca de 3 segundos para que uma pessoa transmita a sua imagem pessoal, no seu estilo, atitude e, é claro, feições.

Quando se está tudo fora de harmonia, fica difícil então transmitir a ideia que você deseja passar. Por isso que construir uma boa imagem pessoal é algo poderoso, ainda mais para o âmbito profissional.

O visagismo ajuda você a construir essa imagem, para refletir exatamente o seu perfil, seja ele mais ousado, clássico, romântico, etc…

Conclusão

Não há dúvidas de que o visagismo exercer uma grande importância para a autoestima de uma pessoa. Além de contribuir para construir uma imagem pessoal que revela a sua identidade.

E você, já ouviu falar sobre esse conceito? Qual a sua opinião sobre? Deixe o seu comentário!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo