Saúde & Bem Estar

No Dia Mundial do Coração, nutricionista do HCI dá dicas de 5 alimentos que ajudam a manter o órgão saudável.

Dia Mundial do Coração – data criada pela Federação Mundial do Coração para chamar a atenção para o cuidado com esse órgão tão vital para a nossa sobrevivência.

Ao cuidar melhor do nosso coração evitamos o aparecimento de doenças cardiovasculares que podem afetar o coração e os vasos sanguíneos e esse cuidado pode ser feito com mudanças simples de nossos hábitos diários, como ir regularmente ao cardiologista, realizar atividades físicas, manter uma alimentação saudável com uma dieta mais rica em vegetais e frutas e pobre em açúcar, massas, pães e alimentos industrializados além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
O médico nutricionista do Hospital de Clínicas do Ingá, Dr. Antônio Matos, explica que evidências científicas apontam para a ligação direta entre alimentação e a saúde ou doença do coração.

“Através da nutrição temos como diminuir o risco de infarto, AVC, pressão alta e doenças cardiovasculares em geral. Alimentos ricos em substâncias como fibras, antioxidantes, gordura mono e poli-insaturadas atuam na diminuição do colesterol, reduzindo os níveis de inflamação, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a aterosclerose”, alerta o médico.
A seguir o nutricionista elencou 5 alimentos amigos do coração e que são fáceis de encontrar no dia a dia:
1 – Aveia
A aveia é um grão bastante rico em fibras, que fazem bem ao coração devido a presença de betaglucana que ajuda a controlar os níveis de colesterol, ao reduzir a absorção de gorduras, reduzindo assim o nível de colesterol no sangue.

Além de fazerem bem ao coração ajudam a regular o funcionamento do intestino mantendo assim uma flora mais saudável.

2 -Tomate
O tomate é uma fruta que além de deliciosa contém licopeno, substância com propriedades antioxidantes, que protegem as células dos efeitos dos radicais livres, e, por isso, pode prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, mama e pâncreas, por exemplo.

Além de aumentar a concentração de HDL, que é conhecido como bom colesterol e que promove a saúde do coração, sendo, por isso, capaz de regular as taxas de colesterol, diminuindo o risco de aterosclerose e, consequentemente, de doenças cardiovasculares.

3– Uva
O resveratol é um fitonutriente encontrado em algumas plantas e frutos excelente para a proteção do organismo contra a ação de fungos e bactérias. Presente na uva apresenta inúmeras propriedades benéficas para a saúde do organismo e principalmente do coração evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares.

4 – Azeite de oliva extravirgem
O segredo do óleo de oliva está no seu tipo de gordura que são ácidos graxos que o organismo não produz. Embora não sejam essenciais, são gorduras ricas em ácidos graxos insaturados, que favorecem a saúde cardiovascular por exercerem influência na quantidade e no tamanho das partículas de colesterol.
O azeite de oliva também carrega compostos fenólicos, que funcionam como antioxidantes e o ômega 9, gorduras monoinsaturadas que ajuda a estabilizar os níveis de colesterol no sangue.

5 – Peixes
Os peixes de águas profundas são ricos em Ômega 3, uma das mais importantes gorduras presentes em produtos de suplementação devido à sua qualidade anti-inflamatória e que combate o colesterol ruim (LDL).
Os mais ricos nesse componente são aqueles de água profunda, como atum, sardinha, cavala e arenque.

Fonte:  imprensa@medco.med.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo