CulturaSlide Capa

Livro “Açores em Cores” é lançado no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte.

O jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes lançou no Brasil o seu quarto livro-reportagem. “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades” leva o selo da editora “Present Celebration” e contou com o apoio do Governo açoriano, por meio da Direção Regional das Comunidades. O objetivo central desta iniciativa, de acordo com o autor, é “revelar detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o arquipélago”.

Uma viagem por imagens e informações

Ao longo de 226 páginas, recheadas de entrevistas e fotografias, Ígor Lopes leva o leitor a conhecer pontos específicos sobre as nove ilhas açorianas, deixando claro que os Açores são um bom lugar para se viver, trabalhar, estudar ou, simplesmente, desfrutar de locais de tirar o fôlego.

O conteúdo está centrado no formato pergunta-resposta, onde especialistas em diversos segmentos nos Açores, no âmbito público e privado, falam sobre as oportunidades de investimento, os locais paradisíacos, a imponência da natureza, a importância da ecologia e da proteção ambiental, já que os Açores são um destino de turismo sustentável, a relevância da cultura, história, tradição e religiosidade, os registos da arquitetura e património locais, o papel do turismo e da promoção da imagem das ilhas, as experiências e atividades possíveis, o infinito azul do rico mar que banha as costas açorianas, a imensa comunidade açordescendente, o poder dos vinhos e da gastronomia locais, o olhar de quem chega às ilhas pelos ares, os vulcões e a sismologia tão estudados, a vida universitária, a força e a necessidade de se apostar nas vertentes tecnológica e na inovação, a segurança pública, a saúde, a organização política açoriana e as sinergias entre os habitantes locais e a comunidade de cidadãos estrangeiros residentes, incluindo os brasileiros.

Importa ressaltar que o livro “Açores em Cores” foi impresso em 2020, em Portugal, e que, em decorrência da situação pandémica mundial, só agora o autor tem a oportunidade de levar a obra a público, com as devidas restrições impostas pelas autoridades.

Os eventos de lançamento contaram com lotação reduzida e foram apenas para convidados, em virtude das orientações das autoridades brasileiras sobre a pandemia de Covid-19.

No Brasil, o livro foi apresentado nas cidades do Rio de Janeiro (13 e 14/10), São Paulo (15 e 16/10) e Belo Horizonte (21/10).

Ígor Lopes na Casa de Portugal, em São Paulo, no lançamento do livro, dia 15 de outubro.

Onde comprar?

Para já, a obra está a venda através das redes sociais do autor ou por encomenda direta via e-mail: igorpereiralopes@gmail.com com entrega em todo o mundo.

Sobre os Açores

Localizado no meio do Oceano Atlântico, a Região Autónoma dos Açores é composta por nove ilhas, divididas em: Grupo Oriental – Ilha de São Miguel e Ilha de Santa Maria; Grupo Central – Ilha Terceira, Ilha do Faial, Ilha do Pico, Ilha de São Jorge e Ilha Graciosa; e Grupo Ocidental – Ilha das Flores e Ilha do Corvo.

Apesar do contexto insular, os Açores não estão isolados. As inovações tecnológicas e a Internet ajudaram o arquipélago a se desenvolver, sendo, hoje, procurado por milhares de pessoas para momentos de lazer e, ainda, sendo vista para oportunidades de negócios. Um dos maiores orgulhos locais é a Universidade dos Açores, que recebe estudantes de diversas nacionalidades.

A estrutura das ilhas chama a atenção de diversos investidores, entidades e serviços. Os Açores contam, por exemplo, com a sede da Agência Espacial Portuguesa e com uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte, devido à sua importância geoestratégica.

Quem é Ígor Lopes?

Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, é Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, no Rio de Janeiro, pela FACHA; Possui especialização em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara, México. Os seus cursos superiores estão reconhecidos e validados pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atua para agências de notícias e meios de comunicação onde há Diáspora portuguesa e comunidade luso-brasileira. Trabalha na aproximação entre Brasil e Portugal em vários níveis. É autor dos livros “Maria Alcina, a força infinita do Fado” (2016), “Casa do Distrito de Viseu: 50 anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro” (2016) e “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro – A jornada do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954” (2019). Mais recentemente, escreveu um quinto livro, ainda sem data de lançamento: “Festas d’Agonia – Viana do Castelo – Para Brasileiros e Lusodescendentes” (2021).

É membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) e da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). Foi condecorado no Brasil e em Portugal com medalhas, diplomas e comendas por diversas instituições.

É importante ressaltar que nos eventos já confirmados todos os procedimentos relativos aos cuidados com a pandemia de Covid-19 serão exaustivamente levados em conta pelas entidades promotoras. A segurança de todos é uma prioridade!

Encontre o autor nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/IgorPLopes

Instagram: @igorlopesrj

LinkedIn: linkedin.com/in/igorlopes-jornalista/

TikTok: @igorplopes

E-mail pessoal: igorpereiralopes@gmail.com

___

Dados Técnicos:

Título: “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”

ISBN: 978-65-00-06792-7 – Brasil

Depósito Legal: 4728 85/20 – Portugal

Ano: 2020

Editora: Present Celebration

Capa: Ígor Lopes

Projeto Gráfico: Tipografia MarcoenseAçores – Brasil – Portugal Continental

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo